Jogabilidade......................................
O jogo permanece com o estilo de seus antecessores sobre pistas de personalizações de veículos estéticas, como atualizações de desempenho, trabalhos de pintura, decalques e juntas podem ser modificados.[3] A Ferrari foi oficialmente retornada à franquia, pela primeira vez em 11 anos, desde Hot Pursuit 2 em 2002 (embora já apareceu em 2009 com a mudança de conteúdo para download do Xbox 360) com o F12berlinetta ser o primeiro veículo confirmado, a Ferrari.
Need for Speed: Rivals conta com jogabilidade semelhante a Need for Speed: Hot Pursuit de 2010, essa franquia com carros exóticos e perseguições de polícia em alta velocidade.[3] Os jogadores assumem o papel de um piloto ou um policial, ambos tem diferentes desafios, riscos e benefícios.[3] Rivals conta com onze aparelhos atualizáveis, como EMPs, ondas de choque e a capacidade de chamar bloqueadores nas estradas.[3] O mundo aberto contará vários saltos, armadilhas de velocidade e carros desbloqueáveis.[4]
O jogo usa Autolog, o sistema da concorrência entre amigos desenvolvido pela Criterion para o Hot Pursuit. Ele permite que os jogadores comparem estatísticas e desafiar amigos a qualquer hora, em qualquer lugar e compartilhar as conquistas com os amigos e rivais. O jogo apresenta um novo sistema social chamado ALLDRIVE, que permite que os jogadores joguem sozinhos, para jogar com os amigos, descreveu como "destruir a linha entre single player e multiplayer." Isto permite aos jogadores se envolverem em jogo, bem como jogar uns contra os outros. O jogo também apresenta um sistema de tempo dinâmico, que "faz o mundo se sentir vivo em um sentido muito maior do que qualquer outra necessidade para o jogo".[3]
Desenvolvimento..............................................................
Em 2010, a Criterion Games reviveu a série com o lançamento de Need for Speed: Hot Pursuit, um remake do jogo de 1998 de Need for Speed III: Hot Pursuit, já que ganhou vários prêmios, tornou-se o maior jogo em Need For Speed, e vendeu mais de 8,5 milhões de cópias.[5] Os executivos da Criterion Games afirmaram que queria criar o jogo a partir das raízes da série e reintroduzir a antiga necessidade para a velocidade ideais (carros exóticos, belas paisagens, perseguições policiais, etc.) No entanto, em 2011, a EA Black Box ampliou a queda com o lançamento de Need for Speed: The Run, que recebeu críticas mistas e foi em geral considerado uma grande decepção em comparação com Hot Pursuit .[6][7][8] Em 2012, a EA disse que, embora ele estava orgulhoso da Black Box estar envolvida com o projeto, queria mais: "Eu não quero uma nota 60, eu quero uma nota + de 80".
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